
O Brasil celebra nesta sexta-feira (20) o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, uma data estratégica voltada para a conscientização sobre os riscos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, problema tratado como uma questão de saúde pública em Mato Grosso. Em municípios como São José do Rio Claro (MT), localizado a aproximadamente 315 quilômetros da capital Cuiabá, a rede de saúde reforça que o alcoolismo é uma doença médica crônica, e não uma falha moral ou falta de vontade do indivíduo. De acordo com dados oficiais, cerca de 10% da população brasileira é considerada dependente de álcool, o que impacta diretamente a estrutura familiar e social no interior mato-grossense.
O cenário nacional revela a gravidade do problema: aproximadamente 90% das internações em hospitais psiquiátricos motivadas por dependência química no país são destinadas ao tratamento do alcoolismo. Para enfrentar essa realidade em Mato Grosso, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza atendimento especializado por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além da assistência médica e psicológica, grupos de mútua ajuda, como os Alcoólicos Anônimos (AA), desempenham um papel fundamental na recuperação, baseando-se no lema de evitar o "primeiro gole" como forma de vigilância eterna contra a recaída no estado.
ALERTA NAS ESCOLAS Mato Grosso registra alta em casos de bullying e ameaças em escolas; suspensões já ocorrem no estado
MILAGRE NO 8º ANDAR Criança é salva após ficar pendurada do lado de fora de apartamento no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá
CUIABÁ Sargento da ROTAM morre em acidente em Várzea Grande