
A Polícia Militar de Mato Grosso deu início, na última sexta-feira (13), à Operação Rede de Enfrentamento Tático às Facções Criminosas (Refac). O objetivo é "fechar o cerco" contra o crime organizado em todo o estado, com foco em prisões em flagrante, apreensão de armas e combate direto ao tráfico de drogas.
A "limpa" em Tapurah (MT) O lançamento em Tapurah ocorreu na Praça das Bandeiras com um diferencial: o policiamento montado da Cavalaria. E os resultados não demoraram. Logo nas primeiras horas, um suspeito foi detido enquanto circulava com a tornozeleira eletrônica desligada. Com ele, os policiais encontraram nove pedras de pasta base.
O Major PM Helckier, comandante do pelotão local, deixou claro que o reforço não é apenas para o Carnaval. "Nossas ações vão durante todo o mês de fevereiro para tirar de circulação os criminosos que insistem em atuar no município", afirmou. Além do combate às facções, a PM está de olho nas rodovias para coibir a embriaguez ao volante em Mato Grosso.
Reforço em Itanhangá (MT) A cidade de Itanhangá também recebeu o lançamento da operação na manhã de sexta-feira. O núcleo local agora conta com o suporte de unidades de elite, como o Raio e a própria Cavalaria de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
Segundo o Tenente Coronel Fernandes, a operação atende a uma ordem direta do Governo de Mato Grosso, via SESP, coordenada pelo 14° Batalhão Regional. A meta é garantir que a comunidade sinta a presença ostensiva das forças de segurança em cada esquina do estado.